Yes Vida Saudável
Saiba o que é efeito platô e como sair dele

Saiba o que é efeito platô e como sair dele

Hoje vamos falar sobre o efeito platô! É comum perdemos peso durante o início de uma dieta, mas, com o passar do tempo, percebemos que a dieta não faz mais efeito e que paramos de perder peso. Mas por que será que isso acontece?

Com certeza você já deve ter ouvido falar do famoso efeito platô. Para algumas pessoas ele é o responsável pela estagnação na perda de peso, ou seja, o vilão da dieta e da batalha contra os quilinhos extras. Em determinados momentos durante o processo de emagrecimento, nosso peso se estabiliza e não conseguimos mais emagrecer, eis ai o famoso efeito platô.

O que é o efeito platô?

O efeito platô é uma reação de adaptação do nosso organismo à dieta, fazendo com que o indivíduo “estacione” o processo de emagrecimento, ou seja, paramos de perder peso. Isso ocorre porque nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o nosso metabolismo.

Esse efeito pode provocar grandes frustrações. Os especialistas acreditam que, para reverter esse quadro, é necessário, em alguns casos, mudar o estilo da dieta na tentativa de driblar o organismo e associa-la à pratica de atividade física.

Por que o efeito platô acontece?

A baixa ingestão calórica, a realização excessiva de exercícios físicos, o consumo limitado de líquidos e longos períodos em jejum são prováveis causas para o surgimento do efeito platô. Nesses casos, o nosso corpo entra em estado de alerta. Dessa forma, nosso organismo desacelera o seu metabolismo para economizar as nossas reservas energéticas visando a manutenção e o bom funcionamento dos processos vitais do nosso corpo.

Como evitar o efeito platô?

Podemos usar algumas estratégias para evitar o famoso efeito platô. Confira:

Reafirme seu compromisso com seu novo estilo de vida, sinta-se feliz em ser saudável, procure variar suas receitas, mudar o tempero, e renove seu programa de exercícios com seu professor para dar um novo estímulo.
Procure se mexer mais: aumente a frequência na academia, vá de bicicleta ao trabalho ou salte do ônibus 2 paradas antes do destino e faça coisas à pé no final de semana.
Fazer um diário alimentar descrevendo tudo que come, inclusive as quantidades, é imprescindível na hora de avaliar seu caso. Aplicativos para celular podem ser grandes aliados nessa hora.

Modificar a composição da dieta;
Fracionar a alimentação, pois isso ajuda a acelerar o metabolismo;
Praticar atividade física;
Manter-se bem hidratado.

Fiz tudo isso e nada
Caso esteja seguindo direitinho as orientações, converse com seu nutricionista. Deve estar na hora de fazer ajustes nos nutrientes da dieta. Alguns alimentos podem provocar intolerâncias, decorrentes de processos imunológicos, e um dos sintomas é a dificuldade de emagrecimento.

O importante mesmo durante o processo de emagrecimento é aliar uma alimentação saudável a pratica regular de atividade física. Manter a calma e as emoções sobre controle também é importante, e lembre-se: nada de desanimar! O importante é buscar orientações de profissionais especializados, manter o foco e a disciplina sempre!

 

Veja 4 Maneiras De Romper o Efeito Platô

Junte-se à Família

Siga-nos na principais redes sociais, clique no link para participar do nosso grupo no facebook:

Clique Aqui

Most discussed

Christian Miller Authentic Jersey