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Osteoporose | Atividades de impacto ajuda a combater o problema

Caracterizada pela diminuição da massa óssea, a osteoporose faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura.

Considerada uma doença silenciosa, está associada ao envelhecimento, na qual geralmente acomete pessoas acima de 65 anos, isso porque nessa fase o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio.

Porém, alguns hábitos de vida podem influenciar na prevenção da doença, como exemplo a prática de atividades de impacto, que ajudam a melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas.

Os exercícios físicos mais indicados para pessoas que sofrem com osteoporose são musculação, caminhada ou dança, devido esses tipos de atividades ajudar a retardar a perda mineral óssea, evitando o risco de fraturas nos ossos.

Com a práticas de atividades de impacto, o paciente aumenta a força muscular, melhorando o equilíbrio e a postura, que consequentemente alivia a dor e melhora a sensação de bem-estar.

Atividades de impacto que auxiliam no combate a osteoporose

Caminhada

A caminhada é considerada uma atividade de impacto indicada para pessoas com osteoporose, por aumentar aa densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortalecidos. O exercício também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas. O recomendado é fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos, diariamente.

Dança

Pelo fato de a dança trabalhar diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, acaba ajudando a retardar a perda mineral óssea e assim auxiliando no combate a osteoporose, isso porque, melhora a circulação sanguínea e o coração.

Subir escadas

Subir escadas é uma atividade físicas indicada para indivíduos que apresentam osteoporose, devido ao impacto nesse tipo de exercício ser maior e, por isso, há maior estimulação da produção de massa óssea.

Musculação

A musculação é um exercício que trabalha com todos os músculos e ossos do corpo, o que permite aumentar a densidade óssea e fortalecer os ossos.

Atividades físicas, como natação, hidroginástica, ciclismo, ioga ou o tai chi chuan, apesar de não aumentarem a densidade óssea, melhoram a função cardiovascular, assim como a concentração, o equilíbrio e a força, fatores essenciais que ajudam a diminuir o risco de quedas.

Val destacar, que antes de praticar qualquer atividade de impacto, deve consultar um médico especialista que irá avaliar a avaliar a densidade óssea e adaptar os exercícios de acordo com condicionamento físico e idade do paciente.

 

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