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Odeia Academia

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?

Conseguir benefícios para a saúde através das atividades físicas é mais fácil do que você pensa, e não necessariamente precisa custar caro. Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?

Atualmente é recomendado que se faça 4 vezes na semana, 30 minutos de exercícios físicos moderados para quem quer se manter em forma e saudável. Esta quantidade de atividade física semanal é capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e até morte precoce.

Se você anda estressado por causa do trabalho, rotina, trânsito, etc, saiba que há como melhorar. Existem diversas formas de exercícios além das tradicionais musculação e esteira, o importante é encontrar uma atividade mais divertida. Mesmo você que odeia academia, pode achar algo que seja o seu estilo, confere abaixo

E, se você já faz exercícios, que tal diversificar suas atividades, experimentando novas modalidades?

Pular Corda

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?
Imagine só se com uma só atividade você pudesse torrar aquelas gordurinhas, turbinar coxas, panturrilhas, bumbum, ombros e abdomem, e ainda dar aquele up na sua disposição? Pois acredite: isso é possível e mais simples do que parece: tudo o que você precisa é de um espaço livre e uma corda. Além de trabalhar as pernas, os ombros são mobilizados para a execução dos giros; e o abdomem fortalecido, para sustentar a coluna durante o impacto.

Dica: Cuidado com o exagero: intercale a atividade com um ou dois dias de descanso para evitar a fadiga muscular e possíveis lesões.

Benefícios:
Desenvolve a coordenação motora e a agilidade.
Proporciona condicionamento cardiovascular.
Trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores, e dá ênfase a pernas e glúteos.
Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.

Boxe

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?
A ideia de que esse é um esporte masculino é um mito, porque costumamos associá-lo a lutadores musculosos. Mas não precisa ter medo de ficar grande demais. O boxe é uma atividade aeróbica, que gasta muitas calorias e melhora a resistência, mas também ajuda a desenvolver força nos músculos, principalmente abdominais, de braços, costas e ombros. Você vai ganhar definição (e não volume exagerado) nessas partes do corpo. Sem falar que o boxe trabalha agilidade, coordenação motora e é ótimo para aliviar o stress. No entanto, não é o ideal praticar uma modalidade de exercício todos os dias. Experimente intercalar o boxe com outras aulas de que goste, a fim de variar os estímulos para o corpo.

Benefícios:
A modalidade define pernas, braços e panturrilhas, além de afinar a cintura.
Fortalece o abdomem e a musculatura lombar, corrige alguns desvios de postura.
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, garantindo mais resistência física.
Os socos, chutes e esquives melhoram a coordenação motora e a agilidade.

Subir Escadas

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Alternativa econômica e saudável, a escada é a melhor escolha na hora de se exercitar e até emagrecer, deixando o uso do elevador de lado. Subir de escada é um exercício intenso.
Três lances de escada equivalem a 10 minutos de caminhada moderada. A atividade torna a respiração ofegante, fortalece as pernas e endurece o bumbum. Mas de nada adianta adaptá-la a uma rotina comum, subindo uma só vez ao dia, por exemplo, usando bolsas e salto, como quem vai para o trabalho. A bolsa, dependendo do peso, pode inclinar o tronco e elevar o risco de lesão na coluna. Sapatos de salto podem sobrecarregar os joelhos ao descer.

Dica: Para se obter algum resultado muscular e potencializar os efeitos, a escada tem de se tornar um instrumento de atividade física, usando uma roupa e um calçado adequado para tal prática. O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado.

Andar de Bicicleta

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Pedalar, além de ser uma atividade completa, é uma ótima aliada para quem quer perder peso e ganhar saúde. Por causa do estímulo, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, os ataques de ansiedade e angústia. Quando combinadas a uma dieta equilibrada, as pedaladas auxiliam no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso. O exercício eleva os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando relaxamento e um sono mais tranquilo. Há um aumento na produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.O esforço aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Dança

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A dança é uma atividade bastante popular entre todos os grupos etários. É divertida e sociável, e contém um elemento criativo que agrada a muitas pessoas. Dançar é uma atividade especializada, mas encontramos lugares que oferecem aulas para todos os níveis de habilidade. É importante começar no nível certo ou você vai se sentir deixado para trás e não vai continuar. Dançar é uma atividade aeróbica, o que melhora o seu equilíbrio e sua coordenação. É indicado para pessoas de todas as idades, formas e tamanhos.

Ginástica acrobática

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?
A Ginástica acrobática é um esporte bonito, dinâmico e espetacular para homens e mulheres. O esporte desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades de saltos e destreza. O esporte é a combinação da beleza da dança com a acrobacia. Ela usa os movimentos da ginástica para engrandecer uma rotina de equilíbrio e sincronia.

Benefícios:
Desenvolve a consciência corporal
Melhora o condicionamento físico
Alivia o estresse e turbina a sensação de bem-estar
Fortalece todos os músculos do corpo
Estimula o bom funcionamento do coração

Power Jump

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?
“Power Jump”, ou simplesmente pular em uma caminha elástica, proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura, utilizando um mini-trampolim. É caracterizado por movimentos motivadores e de execução simples. As músicas são explosivas e as coreografias possuem uma ótima didática, permitindo você chegar ao melhor do seu potencial.
Benefícios:
Aumento da força muscular dos membros inferiores (músculos das pernas)
Aumento e melhora da contração de estabilizadores (abdominal e lombar)
Melhora da condição cardio vascular
Melhora das habilidades motoras
Aumento da concentração
Aumento do equilíbrio corporal, devido ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo

Peteca

Odeia academia? Que tal exercícios alternativos?
A peteca é um esporte bastante acessível. A peteca viaja a uma velocidade relativamente baixa, de modo que você não precisa de um alto grau de habilidade e aptidão para começar. É um esporte que desenvolve bastante a capacidade cardiovascular.
Benefícios:Trabalha o corpo todo, promove um alto gasto calórico, além de ser um ótimo exercício para desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e seus reflexos. Um jogo de peteca pode exigir bastante da condição física do praticante, portanto, é importante sempre realizar um aquecimento antes de iniciar o jogo.

Dica: O custo é baixo e você ainda poderá confeccionar sua própria peteca com materiais alternativos. Por necessitar pelo menos um parceiro de jogo, é ótimo para aumentar suas relações sociais.

Aqui você encontra dicas de como perder gordura debaixo do braço. Confere.

 

 

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