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dieta 21 dias

Dieta de 21 Dias – Funciona mesmo?

Entre as suas promessas da Dieta de 21 Dias estão: a eliminação de 5 a 10 kg em 21 dias, a aceleração do metabolismo, a melhoria dos níveis de colesterol, a diminuição da celulite, a redução de dois ou três tamanhos do número da calça que veste, a melhoria do tônus muscular, o aumento da beleza e da saúde dos cabelos, unhas e pele e a elevação do foco e da energia.

O programa vem com quatro manuais: o manual de introdução, o manual de reprogramação de crenças, o manual da dieta e o manual dos exercícios físicos.

Em relação à atividade física, o método promete apresentar uma forma de malhar somente 10 minutos por dia durante três vezes por semana para queimar gordura e tonificar o corpo.

Os alimentos propostos no cardápio da dieta de 21 dias são funcionais, proporcionam maior energia, carregam um número menor de calorias e possuem propriedades que são positivas para o emagrecimento.

O que não pode e o que mais deve ser reduzido
Produtos como adoçantes artificiais, açúcar e alimentos processados não são liberados na dieta de 21 dias. Além disso, o método determina que a ingestão de café seja limitada a uma xícara, que deve ser adoçada com leite de nozes e stevia.

Já os produtos laticínios como o leite e os queijos só podem ser ingeridos duas vezes a cada semana durante a dieta de 21 dias. Por sua vez, alguns condimentos são permitidos no programa alimentar como o vinagre balsâmico, molho de soja com baixo teor de sódio e água gaseificada. Porém, eles devem ser utilizados em pequenas quantidades.

O programa alimentar também recomenda fazer três lanches ao longo do dia para abastecer o metabolismo e permanecer saciado nos períodos de intervalos entre as refeições. Esses lanches devem conter fontes de gorduras saudáveis e entre os alimentos indicados para esses momentos estão: nozes, manteiga de nozes, frutas e vegetais sem amido.

 

O cardápio da dieta de 21 dias

Vamos agora conhecer como fica o cardápio da dieta de 21 dias, proposto pelo Doctor Oz:

– Café da manhã

Ele deve começar com o chá oolong e ser completado por fontes de fibras e gorduras saudáveis. É aí que o abacate entra, podendo ser consumido acompanhado de uma fatia torrada integral ou uma porção de chia.

– Lanche da manhã

Deve trazer uma porção de fruta, que pode ser uma fruta média como uma maçã ou uma xícara de frutinhas vermelhas, por exemplo.

– Almoço e jantar

Juntas, as refeições devem trazer três porções de fontes vegetais de proteínas diariamente. Entre as opções estão:

1 xícara de feijão ou legumes como lentilhas, edamame, feijão preto, feijão branco, feijão carioca, feijão azuqui e feijão manteiga, por exemplo;
¼ de bloco de tofu;
1 xícara de tempeh;
2 colheres de sopas de sementes como chias, sementes de abóbora, linhaça e sementes de cânhamo.
Existe ainda a alternativa de substituir uma das porções de proteína vegetal por uma porção de proteína animal, entretanto, isso deve ocorrer somente duas vezes a cada semana, como já explicado aqui.

Como já vimos acima, a quantidade de vegetais sem amido é ilimitada e eles podem ser refogados ou temperados com azeite de oliva. Alguns exemplos desses vegetais são:

Alcachofra;
Aspargo;
Rebentos de bambu;
Beterraba;
Couve-de-bruxelas;
Brócolis;
Repolho;
Couve-flor;
Aipo;
Pepino;
Berinjela;
Rúcula;
Chicória;
Couve;
Endívia;
Alface;
Escarola;
Espinafre;
Nabo;
Agrião;
Alho-poró;
Cogumelo;
Quiabo;
Cebola;
Tomate;
Vagem de ervilha;
Rabanete;
Rutabaga (couve-nabo);
Espaguete de abóbora;
Acelga;
Castanha de água;
Abobrinha.
– Lanches ao longo do dia

Eles podem trazer uma porção de frutas (uma fruta média ou uma xícara de frutinhas vermelhas, por exemplo), quantidade à vontade de vegetais sem amido e 30 g de nozes como amêndoas, pistache e nozes de nogueira ou uma colher de sopa de manteiga de nozes como manteiga de amêndoas ou manteiga de castanha de caju.

 

Cuidados com a dieta de 21 dias

Antes de seguir qualquer programa alimentar, o que inclui a dieta de 21 dias do Brasil ou dos Estados Unidos, verifique com um nutricionista se o método é realmente apropriado para o seu caso, tendo em vista não somente os seus objetivos, como também sua rotina e estilo de vida e, principalmente, a sua saúde.

Isso é importante porque além de atingir os objetivos e escolher um plano que de adapte à sua rotina e não seja muito difícil de ser seguido, é fundamental que o programa em questão forneça os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar direitinho e não cause prejuízos para a sua saúde.

Ainda que os modelos da dieta de 21 dias que conhecemos aqui tenham sido apresentadas por um médico e por um especialista em naturopatia, isso não significa que ela é adequada para todas as pessoas. Isso porque cada organismo funciona de uma maneira e apresenta características e necessidades diferentes. Portanto, o que funciona para uma pessoa dos Estados Unidos pode não funcionar para você.

Avalie ainda se vale a pena pagar por um programa alimentar no lugar de investir o dinheiro em um cuidado individualizado para você com um bom nutricionista. Mesmo que o método prometa milhares de benefícios, se ele não oferecer um acompanhamento específico com bons profissionais de saúde, não há como garantir que ele seja eficiente, já que as suas particularidades não estarão sendo levadas em consideração.

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